Saiba o que é ortorexia, origem e quais são os sintomas

 Restringir determinados alimentos, contar exageradamente as calorias, gastar muito tempo do seu dia pensando na sua comida. Esses hábitos caracterizam a Ortorexia, nome dado a um comportamento alimentar disfuncional, definido pela obsessão em comer alimentos saudáveis.

O que é ortorexia ?

Existem limites entre o “comer saudável” e o “comer patologicamente saudável”. Enquanto comer saudável é um hábito positivo, a ortorexia se torna uma preocupação excessiva que prejudica sua saúde física e emocional.

Embora a ortorexia não seja reconhecida como um transtorno alimentar, e sim como um comportamento alimentar disfuncional, compartilha de características semelhantes à dos transtornos alimentares como colocar a comida em um patamar superior e excessivo em sua vida, o que pode ocasionar a consequências biopsicossociais importantes.

Origem

O termo “Ortorexia” é de origem grega, criado pelo médico americano Steven Bratman, através de sua experiência pessoal em 1997, descrito como: “Comportamento obsessivo patológico caracterizado pela fixação patológica em comer alimentos saudáveis.”

Através de sua experiência pessoal em 1997, o médico passou por uma fase de extrema preocupação com a alimentação, que também observou em seus pacientes. O médico descreveu a Ortorexia em dois estágios. O primeiro, pode parecer inocente, com a preocupação por uma alimentação mais saudável, mas com o tempo passa a ocupar uma proporção cada vez maior na vida do indivíduo.

Sintomas da ortorexia

A fixação patológica em comer saudável prejudica e interfere em outras áreas da vida e pode ser a porta de entrada para possíveis distúrbios alimentares. As pessoas com ortorexia deixam de frequentar determinados ambientes, não consomem alimentos com gorduras e conservantes, e se preocupam de forma exagerada com a origem do alimento.

De acordo com testemunho pessoal, Bratman passou por uma fase de extrema preocupação com a alimentação: “Comia legumes frescos e de qualidade plantados por mim, mastigava cada colherada mais de 50 vezes, comia sempre sozinho, em local sossegado, e deixava o meu estômago parcialmente vazio, no final de cada refeição. Tornei-me um presunçoso que desdenhava qualquer fruto colhido da árvore há mais de quinze minutos. Durante um ano fiz esta dieta, senti-me forte e saudável. Observava com desprezo aqueles que comiam batatas fritas e chocolates como meros animais reduzidos à satisfação dos seus desejos.”

“Eu busquei o bem-estar por meio de uma alimentação saudável por anos, mas aos poucos comecei a sentir que algo estava errado. Minha capacidade de manter conversas normais foi prejudicada por pensamentos intrusivos sobre comida. A necessidade de obter refeições livres de carne, gordura e produtos químicos artificiais colocou quase todas as formas sociais de alimentação fora do meu alcance. Eu estava sozinho e obcecado.”

Alimentação saudável x ortorexia

Atualmente as pessoas recebem diversas informações sobre “saúde” e “alimentação”, que muitas vezes são equivocadas e não realizadas por profissionais de saúde. A obsessão por atingir essa saúde “comendo corretamente” leva as pessoas a adotarem dietas cada vez mais rígidas e inflexíveis, o que pode desencadear um comportamento alimentar disfuncional, evoluindo para um transtorno alimentar.

Saiba identificar os limites e diferenças entre o “comer saudável” e a ortorexia.
Saiba identificar os limites e diferenças entre o “comer saudável” e a ortorexia.
Adaptado https://www.helpguide.org/

Comer não deveria ser algo complicado. Se você busca fazer as pazes com a alimentação, entre em contato com a nutricionista Camila Secaf, que irá te ajudar nesse processo com uma abordagem que propõe menos dietas restritivas e, mais focada na sua relação com a comida para, a partir disso, estabelecer uma orientação que funcione para você.

Referências
Bratman, S. Orthorexia vs. theories of healthy eating. Eat Weight Disord 22, 381–385 (2017). https://doi.org/10.1007/s40519-017-0417-6

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top
Rolar para cima