O comer desatento é um comportamento alimentar cada vez mais comum na sociedade moderna. Comer desatento é quando se come sem prestar atenção, sem saborear a comida ou notar sinais de saciedade no corpo.
Sabe quando chega a notificação do cupom de desconto daquele aplicativo? Você nem estava percebendo a fome e nem pensando em comer algo específico, mas ao entrar em contato com determinado alimento, passou a ter vontade de comê-lo.
Quando comemos nessa situação, algumas pessoas podem comer de forma desatenta e exagerar.
Então se pergunte: SE VOCÊ NÃO TIVESSE O ALIMENTO DISPONÍVEL, TERIA PENSADO EM COMÊ-LO?
Se sim, é importante que você coma com atenção e SEM CULPA, porque a culpa pode gerar menos prazer e resultar em menor controle.
Esse comportamento pode ser influenciado por diversos fatores, como a correria do dia a dia, falta de tempo, o estresse e a ansiedade. Muitas vezes, as pessoas comem enquanto realizam outras atividades, como trabalhar, assistir televisão ou mexer no celular.
Consequências do comer desatento
À primeira vista, comer desatento pode parecer uma prática inofensiva, mas traz consequências negativas para a saúde. Quando comemos sem prestar atenção, não estamos totalmente cientes da nossa sensação de saciedade e dos aspectos sensoriais dos alimentos, como o sabor, aroma e textura, que acabam passando despercebidos e contribuindo para a ingestão exagerada de alimentos.
A desatenção enquanto se come faz com que você não saboreie o que está comendo e, provavelmente, isso fará com que você coma demais ou não perceba a saciedade, ou até mesmo não parar de comer até atingi-la, e ainda sim, manter-se insatisfeita! Dessa forma, pode aumentar a probabilidade de em pouco tempo voltar a pensar em comida ou buscar algo para comer.
Portanto, é importante que se identifique os gatilhos ambientais (disponibilidade, distração, variedade, tamanho de porções), sociais e emocionais que levam você comer mais ou sem se dar conta do que e como está comendo.
Se você está em busca de adotar uma alimentação saudável e equilibrada, é recomendado buscar ajuda de um profissional qualificado.
Está buscado uma nutricionista em Ribeirão Preto? A nutricionista Camila Secaf pode oferecer orientação durante o processo de mudança dos seus hábitos alimentares.