Pensando nisso trouxemos um artigo explicando os motivos para não se pesar.

Razões para você NÃO se pesar!

Quantas vezes você já ficou frustrado ao se pesar? Muitas pessoas acabam entrando em uma guerra contra a balança. No entanto, o número na balança é um critério muito limitado para avaliar se uma pessoa está saudável. Pensando nisso trouxemos um artigo explicando as razões para você não se pesar.

Pesar-se não reflete com precisão sua saúde: seu peso pode variar diariamente devido a diversos fatores, oscilando até dois quilos por dia! Isso não quer dizer que você perdeu ou ganhou gordura. Assim como comer um brigadeiro não faz você ganhar gordura e como comer uma salada não te faz perder.

O peso corporal de uma pessoa é composto pela soma da gordura corporal, massa muscular, água, ossos, órgãos e tecidos. Às vezes, você pode pensar que perdeu um quilo de gordura, mas perdeu apenas água devido a um dia intenso de calor e exercícios.

O peso na balança não avalia seus resultados

Pesar-se não considera mudanças no estilo de vida: se você está fazendo mudanças que são positivas em sua vida, sua saúde em geral pode estar melhorando (melhora nos parâmetros bioquímicos, sente disposição, dorme melhor, etc.) sem que você perca peso, necessariamente.

Estimula comportamentos alimentares disfuncionais

Nesse sentido, pesar-se pode promover comportamentos alimentares disfuncionais: focar no peso e monitorá-lo constantemente pode desencadear comportamentos obsessivos e restritivos, levando a uma má relação com a comida e pensamentos negativos sobre o próprio corpo.

Além disso, também é possível que, ao ver que perdeu peso, sentir-se “merecedor” e “comemorar”, comendo mais, ou restringindo mais ainda, com intuito de perder cada vez mais peso.

Insatisfação pessoal

Dessa forma, se pesar e ver que ganhou peso pode levar a sentimentos de decepção e derrota, potencialmente levando a comportamentos disfuncionais, como: descontar as emoções na comida, fazer dietas malucas, tomar medicamentos sem necessidade, etc.

Não leva em conta a diversidade dos corpos

Cada pessoa tem uma estrutura corporal diferente, e o peso na balança não quer dizer nada! Essa foto é um ótimo exemplo, todas as mulheres abaixo pesam 70 kg. É importante que se entenda e aceite a diversidade de corpos!

Pensando nisso trouxemos um artigo explicando os motivos para não se pesar.
http://nicolepartridge.com/wp-content/uploads/2012/05/MC05_FEAT_70kg.pdf

Portanto, em vez de se pesar, considere se concentrar em outros marcadores de progresso, que não sejam só o peso. É importante ouvir seu corpo e se concentrar em se sentir bem, e não no número da balança.

Deseja melhorar a forma como se relaciona com a comida e o seu corpo? Entre em contato com a nutricionista Camila Secaf para obter ajuda nesse processo.

Referências:

Mattar, L., Godart, N., Melchior, J., & Pichard, C. (2011). Anorexia nervosa and nutritional assessment: Contribution of body composition measurements. Nutrition Research Reviews, 24(1), 39-45. doi:10.1017/S0954422410000284

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top
Rolar para cima